A recente Nota Orientativa sobre o Coaching* publicada pelo Conselho Federal de Psicologia reconhece no Coaching uma metodologia apta à “conscientização de elementos da vida, da história, interesses e potencialidades, e que transita em campos de atuação que permeiam o autoconhecimento e o desenvolvimento humano”. Assim, entende que essa atuação pode estar em sintonia com a Psicologia, desde que respeitados os princípios éticos que norteiam a prática psicológica no Brasil.
Essa visão está em consonância com a perspectiva da Ordem dos Psicólogos Portugueses (órgão equivalente ao CFP aqui do Brasil) que desde 2014, em seu Parecer sobre Coaching**, destaca e recomenda os psicólogos como os profissionais mais indicados para conduzirem processos de Coaching que demandem desenvolvimento cognitivo e emocional significativo.
Vale ressaltar que psicólogas e psicólogos podem agregar as contribuições do Coaching à sua prática nos diversos contextos de trabalho, mesmo que não atuem especificamente como coaches. Nesse sentido, o Coaching pode ser apreciado e experimentado como um conjuntos de conhecimentos e técnicas que somam valor aos conhecimentos, técnicas e práticas da Psicologia.
Esses e outros apontamentos foram tema da nossa aula, com ênfase especial nas contribuições do Coaching Psicológico para a prática de psicólogos que não desejam atuar como coaches.