A graduação em Psicologia na UFMG (1999-2003) me deu as bases teóricas e científicas que eu tanto precisava para sair da posição de "uma pessoa interessada" sobre o comportamento humano para a posição de "um estudioso e especialista na área". Começava ali, oficialmente, minha formação como terapeuta.

Terminada a graduação, o mestrado em Análise do Comportamento pela PUC/SP (2004-2006) foi o passo seguinte na busca por mais conhecimento sobre o comportamento humano. Foram dois anos intensos e de muitos estudos, conjugados com o atendimento clínico em Belo Horizonte. Mesmo estudando em São Paulo, na época escolhi continuar morando em Belo Horizonte, pois sempre quis ser um terapeuta de referência na cidade.

Terminado o mestrado, em 2006, tornar-me professor foi o passo seguinte, quase que natural… Ao final do mestrado, recém completados 25 anos, comecei a lecionar no curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte. Momentos especiais e de muitas trocas com os alunos! O convite para lecionar no curso de Especialização em Terapia Comportamental da PUC/MG veio em seguida. Lecionar na pós-graduação é sempre desafiador! Outra experiência marcante foi coordenar o curso de Especialização em Análise Aplicada do Comportamento do Centro Universitário Newton Paiva. O compromisso com o conhecimento sempre esteve ali, lado a lado com a prática clínica.

Participei e apresentei trabalhos nos congressos anuais da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), participei e também fiz parte da organização de alguns dos encontros da Jornada Mineira de Análise do Comportamento, realizei cursos de extensão no Núcleo Paradigma/SP, referência em Análise do Comportamento no Brasil, dentre outros.

Em 2012, a contratação de uma coach foi a porta de entrada para o contato com tal prática. Novas descobertas, interesses e desafios vieram. No início de 2013, tornei-me Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Em outubro do mesmo ano, fiz a formação em Executive Coaching pela Net Profit Brasil. Por fim, em novembro de 2013, tornei-me Master Coach pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA).

De lá pra cá, além de continuar com os atendimentos de Terapia e Coaching, tenho ministrado diversas palestras, treinamentos e o workshop "Eu Faço Acontecer" com edições ocorridas em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Desde 2016, sou o trainer responsável pela Formação em Coaching Psychology da Academia do Psicólogo, na qual ensino ferramentas e a metodologia do Coaching para psicólogos que desejam atuar como coaches e/ou incrementar suas práticas profissionais.

Além disso, em Setembro de 2015 e Outubro de 2017 estive em Boston (USA) participando do congresso "Coaching in Leadership and Healthcare", sediado pela Universidade de Harvard e pelo Hospital McLean. Aproveitei e tornei-me membro do Institute of Coaching (USA), bem como da International Society for Coaching Psychology (Inglaterra).

Em meu canal do YouTube, comando o quadro "Construindo Sentidos", no qual entrevisto pessoas que conseguiram dar mais sentido à vida através da atividade profissional que exercem.

São mais de 15 anos de comprometimento, dedicação e investimento na busca pela excelência!

Ghoeber Morales
Ghoeber Morales

CRP 04/22146

TERAPEUTA E COACH

certificados

Desde criança fui um bom ouvinte: atento, disponível, reflexivo. A escolha pela formação em Psicologia, portanto, não foi surpresa. Graduei-me pela PUC Minas em 2010, concluindo um percurso trilhado pelos vieses da Psicologia Clínica e Social. Diferentes na atuação, congruentes nos resultados: sempre fui movido pela vontade de ouvir e ajudar pessoas, grupos e a sociedade num geral a encontrar caminhos mais felizes.

Completando a formação, em 2013 especializei-me em Terapia Comportamental, também pela PUC Minas e, no mesmo ano, cursei a extensão em Políticas Públicas de Gênero e Raça pela UFMG. No ano seguinte, 2014, participei do Programa Coaching Lab – Desenvolvimento Comportamental. Novamente, campos distintos em compreensão, mas complementares na prática: psicólogo, analista do comportamento, atuante na temática LGBT e coach.

Minha experiência prática foi constituída em campos distintos da Psicologia, o que diversifica o meu olhar: trabalho psicossocial em equipamentos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) com crianças, adolescentes e idosos; psicoterapia; e docência em ensino técnico. Entre psicólogo, terapeuta e professor, encontrei os contextos necessários para seguir transformando pessoas com o meu trabalho.

Sem deixar de lado o compromisso com a produção científica, apresentei e apresento trabalhos em eventos de Psicologia, como: Jornada Mineira de Ciência do Comportamento, Encontro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, Congresso Mineiro de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual (participei, inclusive, da organização de alguns desses eventos).

Hoje estou: a) psicoterapeuta dedicado às demandas das pessoas LGBTs (sendo membro há quase 3 anos da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e responsável pelo Canal “Seja Cor” no Psico.club); b) palestrante a respeito das temáticas Diversidade Sexual e Coaching; c) instrutor auxiliar da Formação em Coaching Psychology da Academia do Psicólogo.

Em 2017, ao lado do Ghoeber Morales e da Academia do Psicólogo, fui um dos autores da pesquisa "A perspectiva do psicólogo brasileiro a respeito das interfaces entre a Psicologia e o Coaching". O estudo resultou em um pôster apresentado (pelo Ghoeber Morales) no congresso "Leadership and Healthcare Conference" realizado em Harvard em outubro do mesmo ano.

Samuel Silva
Samuel Silva

CRP 04/33635

PSICÓLOGO E COACH

Formação em Coaching exclusivamente voltada para psicólogos formados. Temos o objetivo de capacitar psicólogos a atuarem também como coaches, porém fazendo uso de todo o conhecimento em Psicologia já adquirido ao longo da graduação.

  • Facebook

Tel: +55 11 3280-2888
Whats: 11 98125-2462

suporte@academiadopsicologo.com.br




© 2018 Coaching Psychology. Todos os direitos reservados. Uma Formação da Academia do Psicólogo