A recente Nota Orientativa sobre o Coaching* publicada pelo Conselho Federal de Psicologia reconhece no Coaching uma metodologia apta à “conscientização de elementos da vida, da história, interesses e potencialidades, e que transita em campos de atuação que permeiam o autoconhecimento e o desenvolvimento humano”. Assim, entende que essa atuação pode estar em sintonia com a Psicologia, desde que respeitados os princípios éticos que norteiam a prática psicológica no Brasil.

Essa visão está em consonância com a perspectiva da Ordem dos Psicólogos Portugueses (órgão equivalente ao CFP aqui do Brasil) que desde 2014, em seu Parecer sobre Coaching**, destaca e recomenda os psicólogos como os profissionais mais indicados para conduzirem processos de Coaching que demandem desenvolvimento cognitivo e emocional significativo.

Vale ressaltar que psicólogas e psicólogos podem agregar as contribuições do Coaching à sua prática nos diversos contextos de trabalho, mesmo que não atuem especificamente como coaches. Nesse sentido, o Coaching pode ser apreciado e experimentado como um conjuntos de conhecimentos e técnicas que somam valor aos conhecimentos, técnicas e práticas da Psicologia.

Esses e outros apontamentos foram tema da nossa aula, com ênfase especial nas contribuições do Coaching Psicológico para a prática de psicólogos que não desejam atuar como coaches.

* Nota Orientativa sobre Coaching (CFP, 2019)

 ** Parecer sobre Coaching (OPP, 2014)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Formação em Coaching exclusivamente voltada para psicólogos formados. Temos o objetivo de capacitar psicólogos a atuarem também como coaches, porém fazendo uso de todo o conhecimento em Psicologia já adquirido ao longo da graduação.

  • Facebook

Tel / Whats: 11 98125-2462

suporte@academiadopsicologo.com.br




© 2019 Coaching Psychology. Todos os direitos reservados. Uma Formação da Academia do Psicólogo